12 de fevereiro de 2010
Mitsubishi Evo
Desde 1992 que a Mitsubishi se dedica a lançar um gama muito especial de carros, baseados em altas prestações, comportamentos em curva irrepreensiveis e um aspecto geral que parece indicar que para além dos interiores estarem mais bem compostos, aquele carro veio directamente dos rallys agrestes directamente para a estrada! É quase assim, realmente todos os Lancer Evo que foram lançados desde 1992 têm um traço em comum: exclusividade. É isso que um comprador de um Evo procura...
Existe um duelo muito antigo entre os Evos e os Imprezas WRX, ao longo dos tempos têm-se degladiado nos Rallys e não só, por vezes existe uma vantagem de um em relação a outro, mas é tão minima que nem dá para afirmar categoricamente qual é melhor. Basicamente um Evo é um Lancer com vitaminas, dotado de uma aerodinâmica mais apurada, afinações mecânicas que visam aumentar a performance e o comportamento em curva, a Ralliart é rainha neste tipo de afinações e prova disso foram os vários Rallys que a Mitsubishi alcançou ao longo dos tempos.
Mais recentemente assistiu-se a um ligeiro e pouco agradável domesticar do Evo, dando-lhe um aspecto mais sóbrio, as entradas de ar mais encolhidas, mas espero que seja apenas a crise a falar mais alto...O Evo VI por exemplo é ainda hoje um dos meus preferidos e foi lançado em 1999 se a memória não me falha! Se se reparar bem noutro exemplo ver-se-á que o novo Honda Civic Type R não tem a mesma agressividade que o seu antecessor, isto quer dizer que novos modelos não significam necessariamente evoluções claras. Tecnologia acredito, prestações nem sempre...
Não tem grande lógica colocar aqui a ficha técnica de todos os Evos, penso que é mais que conhecida, a tracção integral permanente, o aspecto musculado, as numerosas entradas de ar para refrigerar o motor ávido pelo acelerador, para mim é simplesmente um dos melhores do mundo em handling, sem exagero!
4 de fevereiro de 2010
BMW X6 M
A BMW é, como já disse algumas vezes, uma das minhas marcas de eleição, por tudo o que tem fabricado ao longo dos anos, pela consistência dos modelos, pela capacidade de se ajustar às necessidades dos compradores, pelo toque unico e subtil nos pormenores, que afinal fazem toda a diferença.
O X6 é um modelo já conhecido pela maioria, um X5 com um ar desportivo, um carro com vitaminas a mais, penso que se justifica a sua existência embora ache que o X5 consegue encontrar mais consensos por ter aquela tipica forma de jipe. Eu gosto do X6, gosto do ar bruto e rebelde, das linhas volumosas e imponentes!
Mas como é óbvio a BMW não ficou satisfeita apenas com o que existia até ao ano passado para o X6 e decidiu criar o X6 M, um pecado num país onde os combustiveis são tão caros e os impostos sobre veículos são uma vergonha! Numa palavra, assustador! 555 Cavalos, 2 turbos prontos a levar o X6 M a velocidades proibidas, com uma aderência imensa (graças aos pneus gigantes que possui). Pelo que já vi em alguns videos o comportamento em pista é muito acima da média, a carroçaria parece fundir-se com as curvas e o peso elevado não me parece comprometer em demasia as prestações. Um BMW que se coloca lado a lado com o Porsche Cayenne Turbo e que a meu a ver em alguns aspectos, até o ultrapassa!
2 de fevereiro de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)