A Ferrari sempre nos habitou ao melhor, ao topo dos topos, o barulho de um verdadeiro motor Ferrari é algo indiscritivel. A Ferrari existe para estabelecer um patamar onde todas as outras marcas pretendem chegar. É tão simples como isso, não vale a pena encontrar concorrentes pois eles simplesmente não existem. Mesmo tendo a noção que nem todos os Ferraris são perfeitos, a verdade é que é uma marca que faz sonhar...e actualmente não há muitas a fazer isso. Em vez de fazer como muitos e construir modelos mais pequenos, mais adaptados à crise, mais encolhidos de agressividade, preferiu continuar a lançar bestas para a rua que engordam os bolsos das gasolineiras.
O Ferrari Enzo é seguramente dos supercarros mais excitantes de sempre, foi o sucessor do F50 e estabelece o topo na marca. Todos os outros que se seguem apanham um pouco de si, mas nunca o ofuscam. Para contrariar um pouco este principio, a Ferrari decidiu lançar um protótipo, o FXX. Usa a carroçaria do Enzo, parece ser um tuning excêntrico, mas tal não corresponde à verdade. A Ferrari utilizou este FXX como "cobaia" para os próximos superdesportivos da marca, ou seja, equipou-o com vários dispositivos electrónicos que permitem analisar cada metro percorrido pelo carro em pista, cada erro cometido, novas formas de analisar em tempo real toda a dinâmica envolvente.
Este FXX nunca será visto nas estradas, foram vendidas cerca de 20 unidades a um lote muito exclusivo de compradores e apenas pode ser usado em pistas privadas e circuitos da Ferrari. Mais exclusivo que isto é impossivel! Ah, e custa cerca de 1,3 milhões de euros e tem 800 CV!
Já foi lançado também o FXX Evoluzione, mais potência, dinâmica em pista mais apurada, um melhoramento ao que já é aparentemente perfeito...
A Ferrari existe para isto, deixar-nos de queixo caído...quando pensava que já não era possivel fazer melhor, eis que incansáveis engenheiros, pilotos, fazem o mundo dos apreciadores de carros cairem a seus pés.
(em baixo fotos do FXX Evoluzione)
Sem comentários:
Enviar um comentário