Keep up with our latest news and site updates

Subscribe Via RSS Reader

20 de outubro de 2009

TVR SAGARIS



A TVR é uma marca sui generis, seja pelo design que emprega nos seus modelos, seja pela despreocupação em dotá-los de uma maior segurança na estrada ou simplesmente de os tornar mais funcionais.
Originária do Reino Unido, a TVR existe para desafiar quem compra os seus modelos, não existe outra forma de dizer isto. Estão a ver por exemplo um Ferrari F430 com controlos de estabilidade, ABS, ajudas electrónicas em curva, tudo para poder controlar as centenas de cavalos que possui? Ora bem, o Sagaris é exactamente ao contrário!

Nada neste carro é directamente comparável aos outros super desportivos no mercado. O convite à claustrofobia é constante, a posição de condução inclinada e pouco confortável, o barulho intenso do motor com seis cilindros em linha de 4 litros é algo que, pelos videos que vi, me parece uma experiência marcante no minimo...basicamente são 380 cavalos num carro com 1000 kg. Penso que não é preciso um génio para perceber o que está em causa, é pura potência sobre 4 rodas.

É dito que este Sagaris é o modelo mais bem comportado da marca, ou seja, é mais fácil de controlar, não leva o condutor a um ataque de pânico sempre que pega nele, como era hábito nos outros modelos. No Sagaris é realmente possivel, ainda que por alguns momentos, pensar que não é o carro a controlar quem o pilota.

O mais curioso, ao ver uma análise da Top Gear, é que nem o interior é normal, ou seja, os botões não estão no sitio normal, nada ali é intuitivo, até é necessário premir um botão por baixo do retrovisor para entrar dentro do carro!

Em relação ao design, honestamente acho que a palavra arrojado é muito insuficiente para definir o que se vê pelas fotos, ângulos rasgados, entradas de ar no capot gigantescas, dá ideia que foi desenhado e o protótipo é este. A TVR sempre nos habituou a modelos estranhos, mas acho que este Sagaris é o mais bonito até agora (dentro do bizarro)!

A TVR existe para nos lembrar que um puro super desportivo não precisa de controlos nenhuns, apenas habilidade, que as curvas fazem-se de lado com fumo intenso e que os travões são os nossos melhores amigos.  Em próximos posts irei colocar videos do Sagaris e de outros modelos da TVR, para que seja facilmente perceptivel a dificuldade em colocar os 4 pneus firmes na estrada...parece que a cada curva se avizinha a perda total! Aerodinâmica ao máximo, potência aliada a um peso pluma, em ambiente pouco controlado...



Sem comentários:

Enviar um comentário

 
2009 Cavalos à Solta All Rights Reserved.
blogger theme designed by blogger templates